data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação/PMSM
A prefeitura de Santa Maria estuda iniciar a troca da frota do Executivo para carros elétricos. Em processo de análise, houve uma visita ao laboratório de um projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que estuda veículos eletrônicos e totens de carregamento desse meio de transporte. Os representantes da prefeitura receberam mais dados sobre o projeto, andaram no veículo elétrico e visitaram um totem de carregamento instalado no campus da UFSM, em Camobi. Para o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, ir ao local de abastecimento desse tipo de transporte dá mais informações para a prefeitura, que pretende construir um totem, que ficará aberto ao público.
Temperatura cai e frio deve chegar a 0°C durante a semana
- Os veículos elétricos utilizam de energia limpa e são o futuro da frota de transportes terrestres. Receber mais informações sobre esses veículos e ver como é um totem de carregamento nos dá mais subsídios de como deve ser a estrutura. O veículo elétrico pode ser de alto custo para a compra, mas, a longo prazo, na manutenção e no abastecimento, são carros que têm baixo custo, sem falar na redução de poluentes emitidos em comparação a um veículo à combustão - destaca Mascarenhas.
O vice-prefeito Rodrigo Decimo integra o grupo que estuda a possibilidade de, aos poucos, trocar a frota de veículos administrativos pelos carros elétricos. Ele salienta que o Executivo está atento às tendências mundiais e pontua que os carros elétricos trazem uma mudança de cultura.
Semana terá vacinação voltada a ações de segundas doses e grupos prioritários
Na primeira reunião entre a prefeitura e os representantes do projeto pela UFSM, foi pontuada a possibilidade de instalação do totem de carregamento no estacionamento do Centro Administrativo Municipal. No novo encontro, foi debatido sobre instalar o ponto no estacionamento da Secretaria de Infraestrutura, na Avenida Medianeira. A ideia de que o totem fique aberto ao público segue.
MEDIÇÃO DE CONSUMO
Ainda na UFSM, a comitiva da prefeitura visitou a empresa Fox Internet of Things (Fox IoT), instalada na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (Itsm), no campus. A empresa é uma start up que desenvolveu o Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica utilizado pela UFSM para monitorar o consumo do recurso em cada prédio da instituição. A intenção é utilizar o sistema para também fazer um mapeamento do consumo de energia elétrica e, assim, tentar otimizar o uso do recurso. A Fox IoT é responsável pela entrega dos medidores inteligentes, que são os equipamentos que fazem a medição do consumo de energia elétrica e responsáveis por manter a rede de comunicação ativa do servidor.
* Com informações da prefeitura